Pirarara
Nome Científico: Phractocephalus hemioliopterus
Família: Pimelodidae
Distribuição Geográfica: Bacia Amazônica e Araguaia-Tocantins.
Descrição: É um peixe de couro, que pode chegar aos 60kg e 1,5m de comprimento. Sua coloração é cinza escuro nas costas e branca na parte de baixo, assim como um tubarão. Sua cauda é avermelhada, mas esta coloração também aparece na barbatana dorsal. É um peixe onívoro, comendo praticamente tudo que encontra no fundo dos rios, entre outros peixes, frutas, moluscos e crustáceos.
Ecologia: Espécie que se alimenta de peixes, caranguejos e frutos. Ocorre no canal dos rios, nos poços logo após as corredeiras, várzeas e igapós, inclusive nos tributários de água pretas e claras, alcançando as cabeceiras e parte do estuário do Amazonas.
Equipamentos: Recomenda-se equipamentos do tipo mais pesado com linhas de 30 a 50 libras e os anzóis devem variar dos nº 8/0 a 14/0, devido a grande boca do pirarara.
Iscas: Espécie capturada exclusivamente com iscas naturais, peixes inteiros ou filés, por exemplo, de traíras ou piranhas-caju.
Dicas: A espécie pode ser capturado nas calhas e confluências dos rios, especialmente na época de seca. É preferível as áreas que não tenham muito enrosco para não correr o risco de se perder o peixe.